Amo-te X Te amo - Professora Francisca Vargas

Amo-te X Te amo



  


  




Quando falamos do uso de pronomes sempre aparece o exemplo clássico da declaração de amor. E aí qual é o certo? Os dois! Como assim?! Na língua falada, o uso dos pronomes átonos depois do verbo (ênclise) é mais comum em Portugal e antes do verbo (próclise) no Brasil.
Mas e a gramática normativa (aquela que está nos livros e que é ensinada oficialmente nas escolas) o que ela diz?


Pronomes pessoais




Pronomes retos
(usados como sujeito dos verbos)
Pronomes oblíquos



Tônicos
(usados com preposição)
Átonos
(usados sem preposição)
eu
mim, comigo
me
tu
ti, contigo
te
ele / ela
si, consigo
se, o, a, lhe
nós
nos, conosco
nos
vós
vos, convosco
vos
eles / elas
eles, elas, si, consigo
se, os, as , lhes


Como regra geral os pronomes átonos devem ser usados depois do verbo:
Conte-me tudo, não me esconda nada.


Os pronomes oblíquos átonos devem ser usados antes dos verbos quando temos:
1- Palavra negativa: não, nunca, ninguém, nada, nem...
Tenho certeza, ninguém me viu.
2- Pronomes indefinidos: tudo, vários, muito, pouco...
Algo me disse que você estaria aqui.
3- Pronomes relativos: que, quem, onde, o qual, cujo...
A secretária que nos atendeu não era muito simpática.
4- Conjunções subordinativas: embora, para que, quando, se...
Vão esperar até que lhes digam o que aconteceu de fato.
5- Certos advérbios: sempre, já, bem, aqui, mais...
te expliquei tudo!
6- Orações iniciadas por palavras interrogativa ou exclamativa:
Quem lhe disse isso? ou  Como eles se amam!
7- Orações que indicam desejo, do tipo benção ou maldição:
Deus me livre! ou Que o diabo te carregue!

Hummm, mas no Brasil, a colocação dos pronomes átonos, principalmente nas conversas cotidianas, nem sempre seguimos a gramática normativa o que faz com que a variedade brasileira seja de alguma forma similar com a língua medieval e clássica. Assim, os brasileiros têm a tendência de começar frases usando pronomes oblíquos átonos.
Você, com certeza, já escutou frases como: Me desculpe! ou Te amo!
Mas... no Brasil quase ninguém usa o pronome pessoal “vós”... O “tu” é usado de diferentes formas em diferentes partes do país... Cadê o “você” e o “a gente” tão usados em terras tupiniquins??? Todas questões muito interessantes, mas não dá para cobrir todos os aspectos dos pronomes em um post só... Ficou curioso/a? Nos escreva! :)
E para terminar fiquem com Ana Carolina que mistura o uso de “você” com “te”:


Comentários

Postagens mais visitadas