Português para Estrangeiros-Quando usar o Futuro do Subjuntivo em Português- Professora Graziela Forte

Quando usamos o FUTURO DO SUBJUNTIVO?
Não são só os estrangeiros que sentem dificuldade na hora de usar o Futuro do Subjuntivo. Veja o quadro abaixo e tire suas dúvidas.
         Definição
Palavra   Chave
          Exemplos
Para fato FUTURO, condicional a outra ação também futura
Quando
Quando ela melhorar, iremos ao cinema.
Condição incerta no PRESENTE
Se
Se ele estiver lá agora, já contarei tudo.
Condição incerta no FUTURO
Se
Se nós viajarmos semana que vem, avisaremos.
       
A dica mais importante é quanto aos verbos que apresentam alguma irregularidade no FUTURO DO SUBJUNTIVO, por isso é importante memorizá-los. Observe:
             Infinitivo
  Futuro Subjuntivo
Exemplos
Caber
Couber
Se não couber, pode trocar.
Estar
Estiver
Se você não estiver no restaurante, eu espero.
Fazer
Fizer
Quando eu fizer o bolo novamente, enviarei um pedaço.
Haver
Houver
Se houver segundo turno, teremos que votar novamente.
Pôr
Puser
Depois que você puser a mesa, jantaremos.
Querer
Quiser
Se eles quiserem, podemos jantar fora.
Ser
For
Aviso quando for a sua vez.
Ter
Tiver
Se você tiver 2 canetas, empreste-me uma.
Trazer
Trouxer
Quando você trouxer o computador, eu darei uma olhada.
Ver
Vir
Quando vir minha filha, diga que a estou procurando.
Vir
Vier
Se você vier no Natal, será maravilhoso.
Agora assista aos dois vídeos:
Por fim, vamos treinar o Futuro do Subjuntivo.
Escreva o que sua amiga fará quando já estiver recuperada do acidente que sofreu recentemente.
Exemplo: Quando minha amiga estiver boa, iremos passear.
1 – Quando ____________________________________________________________,
____________________________________para a academia de ginástica.
2 – Se ela ________________________________ no período do Natal,
___________________________________ para Fernando de Noronha.
3 – Quando minha amiga __________________________________________________,
______________________________________________________.

professora de Português para Estrangeiros de E-Learning For All

Comentários

Postagens mais visitadas