Preposiciones De y EM en Portugués de Brasil- Mini Lección y Ejercicios de Portugués de Brasil- Profesora Graziela Forte


Los que estudian portugués en general se confunden con las preposiciones! Eso pasa porque las preposiciones se juntan con los artículos y se convierten en nuevas palabras, por eso puede ser complicado, pero la profesora Graziela Forte va a sacar todas tus dudas ahora!
Você sabe quando deve usar a preposição EM
ou fazer as contrações:


EM + A(s) = NA(s)
EM + O(s) = NO(s)                                                 


Então vamos ver. Lembre-se que EM é a preposição que indica lugar.


ONDE? (lugar)
EM + A (S) = NA (S)
EM + O (S) = NO (S)


Em geral (há algumas exceções) fazemos contração quando nos referimos a um país ou lugar. Já para cidades não fazemos a contração. Veja a seguir:  


País Cidade Lugares
no Brasil em Brasília no restaurante
no Uruguai em Montevideo na rua, na avenida, na praça
no Marrocos em Rabat no jornal
no Peru em Lima no hotel
na Inglaterra em Londres no hospital
na Argentina em Buenos Aires na escola
nas Bahamas em Nassau na farmácia
nos Estados Unidos em Washington na empresa


Exceções
no Rio de Janeiro
no Cairo


- Onde você mora?
Eu moro no Brasil. Eu moro em São Paulo. Eu moro no hotel.
Eu nasci no Brasil. Eu nasci em São Paulo. Eu nasci na maternidade.

O mesmo irá acontecer com a preposição DE:


DE ONDE? (origem-propriedade-local de trabalho)
DE + A (S) = DA (S)
DE + O (S) = DO (S)


País Cidade Lugares
do Brasil de Brasília do restaurante
do Uruguai de Montevideo da rua, na avenida, na praça
do Marrocos de Rabat do jornal
do Peru de Lima do hotel
da Inglaterra de Londres do hospital
da Argentina de Buenos Aires da escola
das Bahamas de Nassau da farmácia
dos Estados Unidos de Washington da praia


Exceções
do Rio de Janeiro
do Cairo


- De onde você é?
Eu sou do Brasil. Eu sou de São Paulo.             Eu sou do hotel.
É do Paraguai É de Assunção É da empresa da minha tia.


                            https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhUuZimdr7RpH4U68fOdWAzXz12fC9rQahsT7v9kRaNyD3PS0cuy9DEKTnMtT1v2C3V7CqBsKVQzni9qPpnnJwTRryPO9T6dy8pltA-FITY_4LAjGOO32iDJ0DajHCwkougnWD_L-jJwU/s1600/710X480_SE_LIGA_JONATAS_AZZOLINI.jpg

NO (Contração EM + O)
Estava no parque.
NOS (Contração EM + OS)
Moro nos Estados Unidos
NOS (Pronome Oblíquo)
Eles nos encontraram depois da festa.
NÓS (Pronome Reto)
Nós gostamos de pizza.
NÃO (Negação)
Eu não vou ao teatro hoje.



Exercício: Complete os espaços em branco com as devidas preposições ou contrações.


  1. Nas últimas férias eu estava __________ Nova Iorque.
  2. Meu tio é embaixador __________ Uruguai.
  3. Hoje vamos almoçar __________ restaurante Piero.
  4. Estou hospedada __________ casa da minha prima, aqui __________ São Paulo.
  5. Ontem li __________ jornal um artigo muito interessante sobre os índios _____ Amazônia.
  6. Eu sou __________ Colégio São Luís e vim entregar uns documentos para o Sr. Fernando.
  7. Somos naturais __________ Rio de Janeiro, onde há praias lindas.
  8. Sempre compro pelo site __________ Livraria Cultura.


Respostas do Exercício:


  1. Nas últimas férias eu estava em Nova Iorque.
  2. Meu tio é embaixador do-no Uruguai.(Note que aqui o sentido muda dependendo da preposição usada. Se ele é o embaixador do Uruguai, ele é um diplomata uruguaio. Mas se ele é o embaixador no Uruguai, ele está em um posto no Uruguai)
  3. Hoje vamos almoçar no restaurante Piero.
  4. Estou hospedada na casa da minha prima, aqui em São Paulo.
  5. Ontem li no jornal um artigo muito interessante sobre os índios da Amazônia.
  6. Eu sou do Colégio São Luís e vim entregar uns documentos para o Sr. Fernando.
  7. Somos naturais do Rio de Janeiro, onde há praias lindas.
Sempre compro pelo site da Livraria Cultura.


Profesora Graziela Forte

Comentários

Postagens mais visitadas