¿Quieres aprender Portugués? Aprende el pasado en portugués con nuestra profesora Helena Brasil

¿Quieres aprender Portugués? Hoy vamos a conocer el "pretérito perfeito" Usamos ese tiempo verbal cuando hablamos de cosas que hicimos en el pasado y ya están finalizadas. ¿Listos?
Los verbos regulares tienen 3 terminaciones distintas, AR, ER e IR. Abajo puedes ver como conjugarlos en el pasado "pretérito perfeito" en portugués. Practica la pronunciación de cada conjugación y después haz el ejercicio.
Pretérito perfeito dos verbos regulares
VERBOS TERMINADOS EM "AR"
PESSOA                TERMINAÇAO                EJEMPLOS:   AMAR                      FALAR
Eu                                   ...EI                                                      amEI                          falEI
você / ele / ela               ...OU                                                     amOU                        falOU
Nós                                 ...AMOS                                               amAMOS                   falAMOS
Eles / elas                       ...ARAM                                               amARAM                  falARAM

VERBOS TERMINADOS EM "ER"
PESSOA                TERMINAÇAO          EJEMPLOS:  BEBER                      CORRER
Eu                                   ...I                                                 bebI                             corrI
você / ele / ela               ...EU                                              bebEU                         corrEU
Nós                                ...EMOS                                         bebEMOS                   corrEMOS
Eles / elas                      ...ERAM                                         bebERAM                   corrERAM


VERBOS TERMINADOS EM "IR"
PESSOA                TERMINAÇAO         EJEMPLOS:  ABRIR                      DORMIR
Eu                                   ...I                                               abrI                               dormI
você / ele / ela              ...IU                                             abrIU                            dormIU
Nós                                ...IMOS                                       abrIMOS                      dormIMOS
Eles / elas                      ...IRAM                                       abrIRAM                      dormIRAM

Vamos praticar?
Complete os diálogos com os verbos entre parênteses conjugados no Pretérito Perfeito.

1.
- O que vocês _____(fazer) no sábado passado?
- Nós _____ (ir) ao cinema. Assistimos a um filme muito legal. E você o que _____ (fazer)?
- Ah... Eu não _____ (fazer) nada especial, fiquei em casa jogando videogame.

2.
- Você _____ (saber) resolver todas as questões do exercício?
- Não. Eu _____ (estar) estudando muito, mas tenho a impressão de que eu faltei à aula no dia em que a professora _____ (dar) a explicação sobre a metade delas.

3.
- Para onde André e Márcia _____ (ir) nas férias?
- Parece que eles _____ (ir) a Fernando de Noronha. Você já _____ (estar) lá?
- Meu irmão já _____ (estar). Ele _____ (dizer) que o lugar é belíssimo.
- Nós poderíamos fazer planos para ir lá, já que nunca _____(estar) não é mesmo?
- Seria sensacional. Você me _____ (dar) uma ótima ideia para nossa próxima viagem.

4.
- No fim de semana passado, meus amigos me _____ (dar) uma festa surpresa.
Eu não sei como eles _____ (saber) que eu _____ (ser)promovido.
- Eu _____ (dizer) para eles. Eles me _____ (dizer) que _____(estar) esperando que isso acontecesse há muitos meses e que estavam orgulhosos de você.

5.
- Por que você vai levar essa mala tão grande para uma viagem tão curta?
- Porque minhas coisas não _____ (caber) na bolsa de mão.
- Eu já não lhe _____ (dizer) que é melhor levar roupas leves? Na semana passada _____ (estar) fazendo muito calor lá.

6.
- Você já _____ (dar) todas as informações que os clientes pediram?
- Sim, eu já _____ (dar). Mas eles ainda não me _____ (dizer) se aceitam nossa proposta. Além disso, eles _____ (fazer) novas exigências. Porém no final nós _____ (estar) de acordo com a maioria delas.

Si deseas que tu ejercicio sea corregido, escribe tus respuestas en los comentarios abajo! Espero que te haya gustado! 
Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas