Actividad de Portugués - El juego de las conjugaciones / Portuguese Activity - Conjugation Game


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - O JOGO DAS CONJUGAÇÕES
VERBOS EM PRESENTE / EM GERÚNDIO / EM PRETÉRITO PERFEITO E IMPERFEITO

Olá! No dia de hoje, eu venho lhes propor uma atividade MUITO LEGAL! É um “jogo de mesa” criado por mim, professora Maria Laura, que agora gostaria de usar também na versão online.

Como se joga?

Primeiro
Devemos jogar o dado para ver quem vai começar, quem conseguir tirar um número maior, É QUEM COMEÇA!

Quando acaba o jogo? Quando conseguir chegar no quadradinho de “CHEGADA” com o número certo, ou seja, se faltar um quadradinho para chegar e, você tira 5, vai ter que voltar.

Quando cair no quadrado ROSA, vai ter que escolher um cartãozinho dos 16 que tem, e formar a frase no PRETÉRITO IMPERFEITO, com o verbo que aparece no cartão.
Quando cair no VERDE, vai ter que fazer a mesma coisa, mas com o PRETÉRITO PERFEITO.
E, quando cair na cor LARANJA, vai ter que adivinhar se deve usar o PRESENTE ou o GERÚNDIO.

No resto dos quadrinhos que cair, vai ter que formar uma frase com o que está escrito, utilizando o tempo verbal que corresponde ou utilizando o tempo verbal que preferir.

Vai ter que passar o turno quando errar na conjugação ou não conseguir formar uma frase.

VAMOS LÁ!!!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
¡Hola! En el día de hoy, vengo a proponerles una actividad MUY COPADA. Es un “juego de mesa” creado por mi, profesora Maria Laura, que ahora me gustaría usarlo también en la versión online.

¿Cómo se juega?

Primero
Debemos tirar el dado para ver quién va a comenzar, quien consiga el número mayor, ¡SERÁ QUIEN COMIENCE!

¿Cuándo termina el juego? Cuando consigas llegar al cuadradito de “CHEGADA” con el número exacto, o sea, se falta un cuadradito para llegar y, sacas 5, vas a tener que volver.

Cuando caigas en el cuadrado ROSADO, vas a tener que elegir una tarjetita de las 16 que hay, y formar una frase en el PRETÉRITO IMPERFECTO, con el verbo que aparece en la tarjeta.
Cuando caigas en el VERDE, vas a tener que hacer lo mismo, pero con el PRETÉRITO PERFECTO.
Y, cuando caigas en el color NARANJA, vas a tener que adivinar si se debe usar el PRESENTE o el GERÚNDIO.

El el resto de los cuadraditos que caigas, vas a tener que formar una frase con lo que está escrito, utilizando el tiempo verbal que corresponda o usando el tiempo verbal que prefieras.

Vas a tener que pasar el turno cuando erres en la conjugación o no consigas formar una frase.

¡¡¡VAMOS!!!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hello! Today, I'd like to propose a very cool Portuguese activity. It is a "board game" created by me, teacher Maria Laura, which I made available now in the online version.

How do you play?
First
We must roll the dice to see who is going to start, who gets the largest number, WILL BEGIN!
When does the game end? When you get to the square of "CHEGADA" with the exact number, that is, a square is missing to arrive and, you get 5, you will have to return.
When you fall in the PINK square, you will have to choose a little card from the 16 that there is, and form a phrase in the PRETÉRITO IMPERFEITO, with the verb that appears on the card.
When you fall in the GREEN, you will have to do the same, but with the PRETÉRITO PERFEITO.
And, when you fall in the ORANGE color, you'll have to guess whether the PRESENTE or the GERÚNDIO should be used.
The rest of the squares that you fall, you will have to form a sentence with what is written, using the appropriate verb tense or using the verb tense you prefer.
You will have to pass the turn when you make a mistake in the conjugation or you can not form a sentence.
HERE WE GO!!!



PARTIDA

Criar uma frase com VIR

Eu nunca...
Qual foi o último filme que assistiu?

Faz dois anos eu...

Todos os dias eu...
Que horas começou esta aula?
Criar uma frase com FAZER

Todos os verões...

Criar uma frase com TER

Antes eu...

CHEGADA




PRETÉRITO IMPERFEITO
PRESENTE / GERÚNDIO
VERDE PRETÉRITO PERFEITO

Escolha um cartão do 1 ao 16.
           
1. Por que você não __________ o telefone?

VERBO ATENDER
2. Ontem ___________ muito vento por causa da tormenta.
VERBO FAZER
3. Eu _________ que ele me amava desde o primeiro dia.

VERBO SABER
4. Eu _________ os sapatos no chão.

VERBO PÔR
5. Ainda não ________
 a energia?

VERBO VIR
6. Papai Noel nos _________ muitos presentes no Natal passado.
VERBO TRAZER
7. ___________ as crianças mais cedo porque preciso sair.

VERBO TRAZER
8. Na terça-feira eu ________ meus avós paternos.

VERBO VISITAR
9. Ele _________ amigo do John Lennon.

VERBO SER
10. Eu já _______ muitos problemas esta semana.

VERBO TER
11. No ano passado, meu tio _________ nas Bahamas de férias.
VERBO ESTAR
12. Ele não __________ outra escolha.

VERBO TER
13. ___________ muitos amigos no meu primeiro dia de aulas.

VERBO FAZER
14. Ele não _________ à festa de formatura.

VERBO VIR
15. Minha mãe me ________ um lindo presente de aniversário.

VERBO DAR
16. Ele não _________ vir ontem porque tinha muito trabalho.

VERBO PODER

Escolha um cartão do 1 ao 16.

1. Esses desenhos ________ meus preferidos quando criança.
VERBO SER
2. Eu _________, no Natal, um delicioso peru para celebrar em família.
VERBO FAZER
3. Minha irmã _______ os domingos no teatro municipal.

VERBO DANÇAR
4. Eu ________ música sempre que limpava a casa.

VERBO PÔR
5. Nós ________ banho no cachorro de quinze em quinze dias.

VERBO DAR
6. Eles, entre semana, _________ natação na academia.

VERBO PRATICAR
7. Eu não _________ muito popular na escola.

VERBO SER
8. Eu sempre _______
os domingos.

VERBO TRABALHAR
9. Onde você _______ quando era criança?


VERBO BRINCAR
10. Desculpa, não ________ incomodar, eu venho depois.

VERBO QUERER
11. Depois do acidente não ___________ fazer muita força.

VERBO PODER
12. O campeão anterior ________ muito mais rápido.

VERBO CORRER
13. Nos primeiros meses do casamento, ele ________ o café-da-manhã à cama.
VERBO TRAZER
14. Ele não __________
quando ficava chateado.

VERBO FALAR
15. Eu ________ de viajar todo ano para praia.


VERBO GOSTAR
16. Meu irmão ________ futebol quando era criança.

VERBO JOGAR

Escolha um cartão do 1 ao 16.

1. Eu ________ um ótimo livro de Saramago.

VERBO LER
2. Carlos ______, todos os anos, uma generosa doação para os desamparados.
VERBO DAR
3. Os domingos a Senhora Frade ________ pelo parque.

VERBO PASSEAR
4. Ele _________ o ônibus faz uma hora, e não chega.

VERBO ESPERAR
5. Normalmente, eu ________ até as dez.

VERBO DORMIR
6. Gosto de idiomas, por isso, agora ____________ italiano.
VERBO ESTUDAR
7. Eu _________ café-da-manhã.


VERBO TOMAR
8. Nós ________ muitos exercícios ultimamente.

VERBO FAZER
9. Eu _________ banho agora, pode me ligar mais tarde?

VERBO TOMAR
10. Ele ________ água porque hoje saiu correr.

VERBO BEBER
11. Ela ________, então não vai chegar à janta.

VERBO TRABALHAR
12. Eu ________ o jornal do metrô todos os dias.

VERBO LER
13. O Senhor Rodrigues ________ no momento. Que deixar um recado?
VERBO COMER
14. Ela _______ a novela das oito junto com a filha todos os dias.

VERBO ASSISTIR
15. Hoje eles ________ ao cinema com os amigos.

VERBO IR
16. O que você ____________?



VERBO FAZER


Comentários

Postagens mais visitadas